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Link Building através de Article Marketing

Desculpe o excesso de estrangeirismos no título, mas construir links através de marketing de artigo não me soa bem. Voltando ao assunto, article marketing é uma das formas mais eficientes de se conseguir links com palavras-chave em texto âncora e ainda dirigir  tráfego para o site. As duas formas de Article Marketing são Guest Posting (ops, sorry again) e Diretórios de artigos.

Guest Posting é atuar como escritor convidado em sites e blogs. Funciona bem para as duas partes: o dono do site ganha conteúdo novo sem ter o trabalho de escrever; o convidado aumenta o tráfego para o próprio site e consegue links, de preferência em forma de palavra-chave – o mais importante fator de rankeamento. (veja pesquisa do Seomoz)

O link em forma de palavra-chave pode ser inserido no texto, caso seja relevante, ou na assinatura. Guest posting é também uma ótima forma de conseguir links em sites que concorrem com o seu por posições no Google. Às vezes um site concorre por posições nos sites de busca, mas não concorre diretamente com a empresa. Links nesses sites são valiosos, já que o Google os considera relevantes para suas palavras-chave.

Nem tudo são flores em Guest Posting. É preciso oferecer conteúdo exclusivo para cada website em que vai atuar como escritor convidado. Isso porque dois artigos parecidos serão considerados conteúdos duplicados e somente um deles indexado pelo Google. Além disso, os donos dos melhores blogs ou sites exigem conteúdo exclusivo e é melhor manter uma boa relação com eles. Outra desvantagem:  seu link está a mercê do administrador do site, que pode colocar nofollow, mudar seu formato de palavra-chave para nome do site ou simplesmente “esquecer” de inserí-lo. Eu escrevi sobre isso em um post anterior, em como irritar um especialista de SEO – história real, aliás.

Diretórios de Artigos dão maior liberdade para inserir links em forma de palavras-chave. Alguns aceitam até três links por texto, outros apenas um link na biografia do autor. Lembre-se de trabalhar páginas internas do site e não adianta inserir três links para a mesma página, apenas o primeiro conta.

É importante também enviar artigos diferentes para cada diretório– novamente, conteúdos duplicados não serão indexados pelo Google – e enviar para o maior número de diretórios possível para ter um número maior de domínios apontando para as páginas do seu site. Os artigos são analisados por editores e podem ser aprovados ou não. Conteúdos muito comerciais dificilmente passam. Alguns demoram séculos para aprovar ou desaprovar um artigo!

Outro problema de diretórios de artigos é que são bem poucos no Brasil. Eu conheço menos de dez, enquanto que a francesa e a alemã que trabalham comigo encontraram mais de cinquenta em seus respectivos mercados:

Artigonal: eu não o utilizo, já que seus links são Nofollow;

Webartigos, Só Artigos, Central Artigos, Ancorador, Article Marketing Brasil e Super Artigos: cada um deles permite 3 links follow por texto;

Artigos: permite 1 link por texto;

Se alguém conhecer algum outro não listado aqui, deixe nos comentários. Vale uma pint de beer quando me encontrar em Londres! : )

About these ads
  1. maio 4, 2010 às 10:35 pm

    Acabei de receber a dica via Twitter do fabio Ricota:
    @fabioricotta: @palbocino tenta o http://www.diretoriodeartigos.com.br/ =)

  2. maio 5, 2010 às 5:03 pm

    É muito difícil encontrar bons diretórios de artigos no Brasil mesmo, mas uma boa opção é desenvolver artigos em outras linguas como o inglês e submetê-los. Ai já abre bastante as oportunidades. O único problema é dominar a lingua, o que nem todo mundo domina, mas nada que um bom tradutor não possa ajudar.

  3. Ygor Sarkis
    maio 5, 2010 às 6:23 pm

    Muito boa listagem alguns eu ainda não conhecia.

  4. maio 5, 2010 às 10:12 pm

    Obrigada pelos comentarios, Leonardo e Ygor.
    A sua sugestao eh boa, Leonardo, mas nao funciona para sites que tenham versoes internacionais. A Englishtown, por exemplo, tem sites em espanhol, alemao, frances, portugues, mexicano etc. A palavra chave “English course” precisa apontar para http://www.englishtown.com, “curso de ingles” para http://www.englishtown.com.br, “corso di inglese” para o site italiano e assim por diante.
    Alem disso, o site espanhol eh bem parecido com o mexicano. O fato de o site espanhol ter backlinks da Espanha e o Mexicano backlinks do Mexico ajuda os sites a nao serem considerados duplicados.
    Mas, sua sugestao funciona se seu site eh unico para todos os mercados e voce quer rankea-lo para palavras-chave em qualquer lingua.
    Abracos,

  5. maio 19, 2010 às 10:53 pm

    Adorei o blog Paula, ótimo parabens!

  6. José Luiz
    setembro 8, 2010 às 9:19 pm

    e tem um novo diretório de artigos na net! confiram!

  7. Luis
    setembro 29, 2010 às 7:00 pm
  8. novembro 14, 2010 às 5:12 pm

    Prabéns pelo artigo é claro e vai ser muito útil para novatos como eu.

  9. JOAO
    dezembro 9, 2010 às 12:10 pm

    Olá Paula. Muitos parabéns pelo seu Blog. Tenho aprendido muito.
    Relativamente ao post tenho algumas dúvidas, que ficava muito contente se me conseguisse ajudar. :P

    As questões são as seguintes:
    1. Submissão do mesmo artigo em diferentes directórios.
    Ou seja, escrevo um artigo e submeto o “mesmo” artigo a diferentes directórios de artigos.
    Estes links são indexados pelo Google?
    Pelo que percebi o Google apenas penaliza o mesmo conteúdo, no mesmo URL.
    Se tiver o mesmo artigo em diferentes directórios o Google “não” penaliza. É isso aí?

    2. Submissão de artigos em directórios com “língua diferente” do site que estamos a procurar promover?
    Escrevo um artigo em Inglês e submeto em directório em Americano, com um link para um site português. Este link conta?

    3. O conteúdo do artigo pode ser diferente do tema/conteúdo do site que estamos a procurar promover?
    Escrevo um artigo sobre pesca e coloco um link para um site carros. Este link conta?

  1. maio 5, 2010 às 1:28 pm
  2. outubro 2, 2010 às 8:36 am

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