Início > ferramentas de SEO, Guest Posting, Link Building, Palestras e Eventos, SEO > Estratégias de Link Building – SEO In-house x Agência

Estratégias de Link Building – SEO In-house x Agência

Estou usando o Google Real Time para acompanhar o Seomoz Training (#mozinar). Não vou fazer os melhores tweets do evento dessa vez por falta de tempo e também para não estragar a minha surpresa, já que irei pessoalmente ao mesmo evento que acontecerá aqui em Londres! :)

Entretanto, alguns tweets me chamaram a atenção. O palestrante Rob Ousbey deu algumas dicas de link building, como mentir na descrição do seu trabalho (dizer que você é Relações Públicas da empresa em vez de SEO) e contribuir com jornalistas.

Eu fazia muito isso, instintivamente, quando era SEO in-house da Englishtown, como nesse artigo em que me apresento como “Relações Públicas online” e  essa entrevista que consegui com um dos nossos diretores publicado no site da USP. Eu descobri que o Enio tinha sido aluno da USP, liguei para a assessoria de imprensa da FEA e atuei como ponte entre os dois. A única coisa que eu tinha pedido – e eles concordado – era que os leitores pudessem acessar o site da Englishtown através do artigo (sem dizer a palavra link). Meu contrato acabou antes de sair a matéria e, apesar de ter deixado as instruções por escrito sobre esse link em potencial para o profissional que me substituiria, a entrevista foi publicada sem o link. :(

Atualmente, porém, não consigo mais atuar como “Relações Públicas online” dos meus clientes. É muito diferente trabalhar em agência. Enquanto antes eu tinha o mês inteiro para fazer link building para apenas um cliente, hoje cuido de nove ao mesmo tempo. Além disso, SEO in house tem contato constante com o produto e com a marca, podendo falar com mais propriedade sobre a empresa quando aborda outros sites do setor.

Como faço link building hoje para nove sites? Bom, depende do setor e do budget do cliente, mas o processo em geral é mais automatizado. Um exemplo é a utilização de softwares como Unique Article Wizard e o SEO Link Vine. Neles, incluímos artigos com links e palavras-chave e eles se encarregam de distribuir para diversos blogs e diretórios. Enquanto antes eu escrevia pessoalmente os artigos, hoje apenas os encomendo. As vantagens são óbvias, já que em menos tempo consigo muito mais links, mas em compensação a qualidade deles não é a mesma.

Uma saída é se unir a profissionais de RP das empresas. Fiz uma apresentação sobre isso segunda-feira passada para meus colegas da agência cujo título era “Como trabalhar com profissionais de Relações Públicas para atingir metas de marketing online”. Vou publicar os slides e falar mais sobre isso em outro post. Agora preciso ir,  amanhã a I Spy completa cinco anos e preciso descansar para a festa. :)

  1. setembro 1, 2010 às 11:46 pm | #1

    Belo Artigo.

    Fazer link Building é uma arte. Parabéns pela qualidade do texto. Aparece no MSN e Skype está muito sumida..

    Abraços

    Meidson Rabelo

    • setembro 2, 2010 às 12:33 pm | #2

      Hey Meidson!
      Estou sumida mesmo, trabalhando bastante…
      Obrigada pelo seu comentario, sempre muito gentil!
      Abracos

  2. setembro 2, 2010 às 12:33 pm | #3

    Obrigado pela dica ai dos software Unique Article Wizard e o SEO Link Vine.
    Um abraço sucesso

  3. Cristina
    setembro 2, 2010 às 12:42 pm | #5

    Oi Paula!
    Sempre acompanho seus posts! Gostaria de algumas dicas: sou RP recém formada e tenho interesse em me especializar em mkt digital. Gosto de SEO. O que vc recomenda? Tem alguma dica para iniciar a carreira?

    Abraços!

  4. setembro 2, 2010 às 1:16 pm | #6

    Oi Cristina,

    Eu me formei em jornalismo e aprendi -ou melhor, estou aprendendo – SEO na pratica. Ajuda muito tentar um estagio em marketing digital. Eu pessoalmente acredito que PR tem tudo a ver com SEO, ja que eh necessario criar conteudo tanto para o site quanto para link building. Ajuda tambem acompanhar os post do Seomoz e de outros blogs da area, tenho algumas sugestoes de sites no meu Blogroll.
    Obrigada por acompanhar meus posts e boa sorte na sua carreira!
    Abs,

  5. setembro 2, 2010 às 4:18 pm | #7

    Oi Paula,
    eu concordo bastante com você de que é melhor fazer LB quando se é inhouse. Também por que você vai ter maior acesso ao planejamento da empresa, integração com outras equipes e ao lançamento de ações, o que neste caso vai gerar um monte de links e você pode orientar para o reforço de algumas páginas. Trabalhando como agencia/consultoria é beeeem mais complicado, inclusive fazer SEO.

    Abs

  1. setembro 2, 2010 às 12:52 am | #1

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

