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Dicas para marcar presença no Youtube

Quinta-feira passada dois funcionários do Google, gerentes de conta do Grupo EF (EF, Englishtown e Hult), foram à empresa nos mostrar algumas opções de anúncio no Youtube. Eles começaram com uma apresentação em Power Point, mostrando as famosas estatísticas: além do Facebook, o Youtube é o site em que as pessoas permanecem mais tempo; o Youtube é o segundo maior sistema de busca na Internet, recebe mais de um bilhão de visitas diárias, 60% da população mundial acessam o site diariamente e por aí vai.

As empresas podem marcar presença no Youtube simplesmente colocando seus vídeos gratuitamente ou através de anúncios em banners, links patrocinados ou pop-up em vídeos de terceiros.  Os links patrocinados funcionam da mesma forma que no Google, não sendo necessário produzir vídeos ou banners. É possível escolher onde aparecer, selecionando por palavras-chave ou por setor, como vídeos educacionais ou relacionados a esportes, por exemplo.

Tirando os anúncios em banners, anunciar no Youtube ainda é relativamente barato. Aqueles em formato de pop-up dentro de vídeos custam a partir de três centavos por clique aqui na Inglaterra. Nesse caso, o pessoal do Google recomenda pagar por impressão, já que se o anúncio receber poucos cliques, será classificado como irrelevante e não mais apresentado.

Empresas que estão começando a produzir vídeos podem abrir uma conta no Youtube, que pode ser gratuita ou não. Aliás, mesmo que a empresa ainda não esteja produzindo vídeos, o melhor é garantir a conta com o nome da empresa. A url www.youtube.com/hult, por exemplo, foi registrado por um usuário com esse sobrenome há vários anos e a Hult está aguardando negociações para poder abrir sua própria conta. São três as opções de conta no Youtube:

Conta de Usuário: Qualquer pessoa ou empresa pode abrir uma conta de usuário. É gratuito e não há limite de número de vídeos por conta. Entretanto, cada vídeo pode ter no máximo 10 minutos e não é possível personalizar a página da empresa no Youtube.

Conta de Marca: Grandes empresas como a Nike e a T-Mobile têm contas de marca no Youtube. Para isso, elas precisaram investir no mínimo 25 mil euros em anúncios durante três meses.  Isso não significa que após três meses a conta expira, elas permanecem abertas indefinidamente. As vantagens: os vídeos podem ser mais longos do que 10 minutos, é possível personalizar o fundo da página com o logotipo e banners que levam o usuário para o site da empresa.

Conta Parceira: Qualquer pessoa ou empresa pode solicitar a migração para conta parceira. Para isso, é necessário preencher os três pré-requisitos: ter um grande número de visitas, inserir vídeos regularmente e ser dono dos próprios vídeos. Da mesma forma que a conta de marca, pode-se personalizar a página e inserir vídeos mais longos. O melhor: é de graça.

Um exemplo de conta parceira é a da“Internet Killed Television”. A rotina de um casal gravada em uma série de vídeos teve mais de 68 milhões de visitas desde junho de 2008.

Ao anunciar um vídeo no Youtube, ele pode ganhar posições no ranking de busca natural. Isso porque o vídeo ganha ranking proporcionalmente ao número de visitas que recebe.

Algumas dicas para marcar presença no Youtube:

– Se a empresa não tem vídeos ainda, garanta a propriedade da url www.youtube.com/suamarca abrindo uma conta de usuário. É gratuito e evita problemas futuros;

– Ao colocar vídeos no Youtube, otimize o título e descrição com palavras-chave. Cada vídeo deve ter título e descrição únicos.

– Mesmo que a empresa já tenha vários vídeos produzidos, coloque um por vez no Youtube. Isso ajuda a empresa a se qualificar para conta Parceira, já que um dos pré-requisitos é inserir vídeos regularmente.

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