O dilema

Para mim, nada é tão difícil quanto tomar decisões. Até mesmo as mais corriqueiras viram um dilema. Eu lembro de uma vez que fui a um restaurante com a minha irmã. Já não era horário de pico e por isso havia vários lugares disponíveis. Mudei de mesa umas dez vezes, só decidi quando ela começou a se irritar comigo. Perto da janela, longe do banheiro, longe da porta, fora da passagem do garçom… Todas tinham seus prós e contras e nenhuma era perfeita.

Semana passada eu vivi um dilema um pouco mais sério. Depois de mais de quinze dias indo a inúmeras entrevistas, recebi duas propostas ao mesmo tempo. A primeira foi da I Spy, que eu escrevi nesse post que tinha aceitado a proposta. Logo depois, a Dot Seo, onde fiz a entrevista com o brasileiro em inglês, também me ofereceu a vaga.

Eu já tinha aceitado a proposta da I Spy, mas a Dot Seo me ofereceu um salário um pouco melhor e a descrição do trabalho parecia mais atraente. Enquanto na I Spy eu deveria ficar no time de SEO, responsável por otimização e link building apenas, na Dot Seo eu seria gerente de contas, fazendo SEO, PPC e atendimento ao cliente.

O salário, apesar de importante, não pesava tanto na minha decisão. O que eu tinha que escolher era: eu quero me especializar em SEO e fazer somente isso por um bom período ou eu quero fazer um pouco de tudo?

A primeira vista, fazer um pouco de tudo me parecia melhor. A Dot Seo parecia muito interessada que eu integrasse o time deles e eu tinha me simpatizado imediatamente com o Alex, o brasileiro que me entrevistou. Por tudo isso, mesmo já tendo aceitado a oferta da I Spy, aceitei também a oferta da Dot.

Mesmo assim, eu continuava pensando. Quem me indicou para a I Spy foi o Gustavo Bacchim. Ele conhece a agência e disse que o amigo dele que trabalha lá fala muito bem da empresa; Que os colegas são bacanas, o treinamento excelente e que a I Spy está crescendo rapidamente em Londres. A minha outra dúvida contra a Dot Seo era: será que eu conseguiria fazer de tudo um pouco e fazer tudo bem? Será que vou conseguir gerar bons resultados para todos os clientes fazendo atendimento, PPC e SEO ao mesmo tempo?

Sexta-feira eu acordei com dois empregos. Eu tinha falado sim para as duas agências e agora precisava recusar a oferta de uma delas. Eu fiz uma pesquisa com a Englishtwon inteira. Pedi a opinião de todos – desde meu chefe até o faxineiro. Cada um achava uma coisa e eu mudava de idéia após cada conversa. Eu estava mais inclinada para a Dot Seo, mas ainda não tinha certeza.

Sexta-feira a tarde enviei um e-mail para a I Spy dizendo que eu tinha recebido uma proposta melhor e que não iria trabalhar com eles. Eu disse que na Dot Seo eu iria fazer mais do que SEO, que eles me ofereceram revisão de salário em três meses e que eu tinha a impressão de que eles estavam mais interessados que eu integrasse o time deles.

Logo depois de eu enviar o e-mail, o Matt da I Spy me ligou, aumentando a oferta de salário e disse que, apesar de eu ficar no time de SEO, terei treinamento em outras áreas da empresa. Ele também me disse que vários candidatos foram entrevistados e que obviamente eles me queriam no time.

Continuei pesando os prós e contras das duas ofertas o final de semana todo. Eu queria poder me dividir em duas, porque acho que ambas oportunidades são fantásticas. Se eu tivesse recebido uma só proposta eu teria aceitado qualquer uma delas feliz da vida, mas esse dilema me consumiu a semana toda!

Hoje eu me decidi de vez pela I Spy. Escolhi me especializar em SEO. Essa  profissão está crescendo e eu quero ser muito boa nisso. PPC é fácil e pode esperar, gerente de contas eu posso ser mais tarde.

Eu só sinto que eu tenha que dar início a minha nova fase profissional desapontando alguém. Espero que o Alex da Dot Seo consiga me entender. Espero que os diretores da I Spy não estejam irritados com a minha quase mudança de idéia. Espero ter feito a melhor escolha. E, mais do que tudo, espero aprender a tomar decisões mais rapidamente. Ganhei algumas rugas vivendo todo esse dilema!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

