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Introdução a Link Building

Meu último dia aqui será terça-feira que vem, dia 18 de maio. Pedi alguns dias de folga antes de começar na I Spy, dia 24. Escrevi uma carta para o novo SEO que vai entrar no meu lugar. Não sei se ele ou ela já tem alguma experiência no setor, por isso estou explicando tudo desde o início. Se você tiver novas sugestões para meu substituto, deixe nos comentários abaixo.

Olá, novo  SEO. Seja bem-vindo (a)!

Não sei se você já tem experiência em search engine optimization. Se tiver, pule os próximos parágrafos. Se não, fique tranquilo, não é nada complicado. Além do mais, você está em ótimas mãos por aqui.

Você vai aprender tudo em detalhes, mas vou adiantar algumas coisas. O seu trabalho é fazer com que o site brasileiro da empresa tenha cada vez melhores rankings nos mecanismos de busca para as palavras-chave – Você vai receber a lista delas logo nos primeiros dias.

Para que o site tenha cada vez melhor posicionamento, você vai fazer otimização “on page” e “off page”. A otimização on page é feita gerando conteúdo e fazendo a  inserção de palavras-chave no título, descrição e conteúdo das páginas. Esse trabalho já foi feito, mas se quiser alterar algo solicite as instruções de acesso para a área interna do site.

Agora, seu trabalho principal  será o de link building. Sua meta é tornar o site da empresa cada vez mais popular e fazer com que outros sites e blogs apontem para o seu. Para isso, existem algumas técnicas que vou detalhar abaixo.

Correção de links quebrados:  Alguns sites já indicam a empresa e pretendem linkar para o seu, mas com o endereço antigo que era apenas .com. Para encontrar esses links, entre no site www.yahoo.com.br e digite “site:www.englishtown.com”.Escolha a opção “Apenas páginas em Português” e clique em “busca na Web”.

Na próxima página, clique no botão “inlinks” e depois Exibir inlinks “Exceto esse domínio”. Voilá, você já tem uma lista bem grandinha para começar a trabalhar.

Ativação de links inativos: Alguns sites citam a empresa, mas com link desativado. Por exemplo http://www.empresa.com.br no lugar de www.empresa.com.br Às vezes isso é proposital, pois é política de alguns websites – principalmente de portais de notícias. Entretanto, às vezes foi esquecimento do jornalista e não custa tentar. Para encontrar esses sites você pode digitar no Google ou no Yahoo

“intext:www.seusite.com.br –site:www.seusite.com.br” (esse “–site” está aí para excluir citações internas no site)

De alguma forma esses sites listados já estão falando da empresa, basta fazer com que eles apontem para o site – e apontem corretamente.

– Lista de concorrentes: Faça uma lista dos concorrentes da empresa e, da mesma forma que você encontrou os links quebrados, analise seus backlinks. Digite no Yahoo “site:www.sitedoconcorrente.com.br” e trabalhe em cada lista. Geralmente esses sites que indicam seus concorrentes podem querer indicar o seu também.

Você pode querer descobrir quais sites apontam para dois ou mais concorrentes ao mesmo tempo. Um site que está apontando para vários concorrentes tem ainda maior tendência de apontar para o seu.

Para isso, digite no Yahoo:

“Linkdomain:www.concorrente1.com.br linkdomain:www.concorrente2.com.br”

– Lista de concorrentes nos sites de busca: Digite no Google, Bing e Yahoo algumas palavras-chave. Muitos sites que concorrem por posicionamento com a empresa não são concorrentes diretos. Alguns são sites de notícias e blogs. Procure conseguir links nesses sites.

– Blogs: Você tem que oferecer algo para os blogueiros indicarem o site da empresa. Pode ser notícias, curso gratuito para sorteio entre os leitores ou contribuição como escritor convidado. Analise cada blog para traçar a melhor estratégia e dê preferência àqueles relacionados ao mesmo setor que o seu.

– Universidades: Links em sites .org, .edu e em boas universidades são difíceis de se conseguir, mas vale a pena investir mais tempo neles.  Você pode oferecer descontos especiais nos cursos para os alunos da Universidade. Procure grêmios e associações estudantis, às vezes eles têm página própria dentro do site universitário. Algumas universidades têm listas de sites indicados, normalmente nas páginas de bibliotecas e professores.

Invista mais tempo para conseguir alguns link do que outros, já que eles não têm o mesmo valor para os sites de busca. Um link em um blog pequeno tem muito menos valor do que um link em uma universidade renomada. Links em sites do mesmo setor do seu (educação, no caso) também têm mais valor do que em sites de venda de sapatos, por exemplo.

Ainda, tente conseguir sempre que possível links em forma de palavra-chave. Esse é o principal fator de rankeamento nos mecanismos de busca. Uma das formas mais fáceis para se conseguir links em forma de palavras-chave é através de diretórios de artigos. Escrevi mais detalhes sobre isso no post Link building atraves de Article Marketing.

Trate cada página do site como um site único. Ou seja, faça link building não só para a página principal, mas também para páginas internas do site. Você vai receber a lista das páginas que trabalhamos mais e suas respectivas palavras-chave.

Que mais… Link building não é dificil, mas bastante trabalhoso. Algumas vezes você vai achar meio chato, outras vai achar desafiador e interessante. Acompanhe semanalmente os resultados do seu trabalho, isso costuma me animar. Mantenha tudo arquivado, cada link que conseguir e detalhes dos contatos de cada site. Eu uso o Excell para isso.

Agora vou deixar com os outros da equipe. Eu gostei muito de trabalhar aqui e espero que você goste também.

Segue abaixo uma lista de artigos sobre o assunto que me ajudaram no início. São todos em inglês… se não entender você está no lugar certo! ; )

Creating and Managing Your Link Campaign

How NOT to Request a Link Via Email

Tying Topical Events into Your Site’s Link Building Strategies

SEO Link Building Fundamentals

High-Value Link Building is Hard Work

Bom trabalho!

Paula

  1. maio 19, 2010 às 4:37 am

    Putz. Queria um profissional de SEO assim na Multiweb! Excelente o post. Além do conteúdo altamente qualificado, demonstra uma ética profissional muito legal! Parabéns! Ainda bem que ainda existem pessoas assim!

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