Início > ferramentas de SEO, SEO > Vlookup no Excell

Vlookup no Excell

Comparando meu trabalho atual com o antigo, Excell está para SEO assim como a bandeja está para o garçom. Quando comecei a trabalhar como garçonete sofria para equilibrar todos os copos na bandeja, mas como era mais fácil do que levar dois copos de cada vez, depois de alguns acidentes acabei aprendendo. Agora eu também posso ignorar as fórmulas do Excell, mas vou demorar horas para fazer o que poderia levar alguns minutos.

E infelizmente Excell não é, ainda, o meu forte. Hoje, por causa de um cliente chato exigente acabei aprendendo algo que não sabia: o vlookup para Excell.

Um dos clientes tem uma lista de palavras-chave que monitoramos mensalmente. Além dos rankings, ele pediu que eu incluísse o tráfego natural que cada palavra-chave trouxe para o seu site no último mês.

Com a ajuda do Google Analytics é simples baixar em Excell a lista de palavras-chave que trouxeram tráfego para o site e quantos cliques cada uma delas recebeu. Mas como juntar as duas listas? A lista de palavras-chave que trouxeram tráfego não vai ser a mesma, e nem na mesma ordem, da lista de palavras-chave que eu monitoro.

Solução 1: Procurar na lista do GA o número de visitas que cada palavra-chave da minha lista de relatórios recebeu. Copiar e colar no relatório o número de visitas para cada uma das 115 palavras-chave.

Solução 2: Usar a fórmula VLOOKUP, que vai fazer tudo isso em segundos. Para quem não sabe, como eu não sabia até hoje, funciona assim:

–       Na lista das palavras-chave monitoradas, inserir um novo campo (tem que ser ao lado direito das palavras-chave) chamado “Número de visitas” ou “Tráfego por palavra-chave”, por exemplo;

–       Na primeira célula desse campo, escreva =VLOOKUP(

–       Selecione as palavras-chave desse arquivo;

–       Vírgula;

–       No arquivo de visitas do Google Analytics, selecione as palavras-chave e arraste a seleção para a coluna com os números de visitas

–       Vírgula;

–       Digite o numero da coluna onde estão os números das visitas. Por exemplo, 2 se estão na coluna B, 3 na C e assim por diante;

–       Vírgula;

–       Coloque 0 ou False; (Ainda não sei por que)

–       Feche o parêntesis: “)”

Depois é só voltar para o arquivo com onde estão as palavras-chave monitoradas, dar enter e arrastar o valor para todas as linhas da coluna de tráfego. Agora parece fácil, mas tive que pedir para o meu colega fazer duas vezes para eu entender. Preciso dominar o Excell urgente, vai ser ainda mais útil do que aprender a carregar bandeja.

Categorias:ferramentas de SEO, SEO
  1. Simone
    agosto 9, 2010 às 7:14 pm

    Olá Paula!
    Recentemente achei um post teu e já virei fã. Estou a pouco tempo trabalhando na área. Estou em São Paulo, mas morei muito tempo (10 anos) em NY. Bom, só quis deixar um comentário aqui pois achei este post bem útil. Concordo plenamente com você com a relação da bandeja e do Excel. Já tentei ser garçonete em NY e não deu muito certo sabe, mas espero que com o Excel seja diferente. rsrs
    Enfim, meu colega aqui me mostrou (rápidamente) como usar isso o outro dia, mas fiquem sem saber como fazer no futuro. Vou salvar teu post para quando precise usar. Nada como uma boa explicação na hora certa, né?
    Boa sorte na aprendizagem!
    Abraços,
    Si😉

    • agosto 9, 2010 às 8:24 pm

      Oi Simone,
      Que bom que você gostou do post. Muito obrigada pelo seu comentário!
      Abraços,

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

