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Pesquisa de palavras-chave – métodos e problemas

Essa semana eu fiz pesquisa de palavras-chave para um dos meus clientes aqui da Inglaterra. Vou contar um novo método que estou utilizando e problemas que eu e todos os especialistas em SEO enfrentamos.

Vamos ao novo método primeiro, que comecei a utilizar por causa do Google Instant, que torna as sugestões do Google ainda mais importantes. Antes eu buscava idéias principalmente a partir do Google Keywords Tool. Agora, estou usando uma nova ferramenta que conheci através desse post no blog do Blue Glass, o Ubersuggest. Vá conhecer, muito bacana!

Com a lista de novas palavras-chave em mãos, o próximo passo era verificar quais as mais procuradas e ordená-las em ordem de importância. Eu gosto de separar a lista de palavras-chave em categorias similares e ressaltar três ou quatro mais importantes baseadas no número de buscas mensais e relevância para a página do site relacionada. Esse cliente não faz campanha de PPC, então o que me resta para mostrar para o cliente que a palavra-chave X é mais importante que a Y são as ferramentas do Google.

E aí que está o problema. As duas ferramentas do Google: o Google Adwords Tool e Search-Based keyword Tool mostram resultados completamente diferentes.  Veja a explicação da diferenca entre as duas ferrramentas.

Antes, algumas dicas para o uso do Google Adwords Keywords Tool. Quando você quer apenas verificar o número de buscas mensais de uma lista de palavras-chave que você já definiu, sem novas idéias do Google, é melhor utilizar a versao antiga da ferramenta.

Na versão antiga, insira as palavras-chave que você quer verificar o número de buscas mensais, não selecione “Use Sinônimos”, selecione “Não mostre idéias de novas palavras-chave” e escolha “Match Type” = exact.

Exporte o resultado para a sua lista de palavras-chave e assim você vai saber o número de buscas mensais que cada uma delas recebe por mês. Certo? Infelizmente não.

Resolvi comparar o resultado das buscas nas duas ferramentas do Google.  Como eu não queria idéias novas, utilizei a ferramenta Keyword difficulty do Seomoz, que baseia seus resultados de busca no Google Search based.

Caso você não tenha notado a diferença nas imagens acima, veja abaixo:

Palavra-Chave exata: “Dogs”

Google Keyword Tool: 3.350.000 buscas locais

Search Based Keyword tool: 40.500 buscas locais

Palavra-chave exata: “Cats”

Google Keyword Tool: 673.000 buscas locais

Search Based Keyword tool: 40.500 buscas locais

A diferença é abismal. Não é possivel afirmar para o cliente com certeza quantas buscas mensais são feitas pelas suas palavras-chave e nem mesmo garantir que uma palavra-chave é mais popular do que a outra.

Essa semana recebemos aqui na agência a visita de um funcionário do Google explicando as vantagens do uso de Display para campanhas de PPC. Interessante, mas como eu estava mais interessada nessa questão da diferença entre as ferramentas, levantei a mão e perguntei qual das duas fornece informações mais corretas. Ele respondeu que o Google não se esforça e nem pretende se esforçar em curto prazo para melhorá-las.

Esse post no site do David Naylor já tinha chamado a minha atenção para esse fato. Outro problema que essa falta de informação causa é na hora de definir KPIs (key performance indicators). É  mais complicado do que se imagina prever quanto seu site receberá de tráfego se conseguir a primeira posição no Google para suas principais palavras-chave. Mas isso será assunto para outro post.

  1. setembro 17, 2010 às 4:15 pm

    Ótimo post!

    Eu tinha notado uma pequena diferença há algumas semanas. Mas não eram tão absurdas como essas. Também tem um pessoal no twitter que comentou sobre palavras com SEO, Search Engine Optimization ou qualquer coisa relacionada não está nem listando na Keyword Tool do Google.

    Muito estranho.

  2. setembro 17, 2010 às 6:32 pm

    I’ve learned the hard way about how easy it is to make mistakes with Adwords keywords and posted some of them for others.

  3. setembro 17, 2010 às 6:35 pm

    It’s really easy to make foolish mistakes with Adwords keywords that really cost money, I posted 5 of them for others.

  4. Edu
    setembro 18, 2010 às 11:28 am

    Olá!

    Também há a ferramenta Google Insights, que descobri recentemente e parece muito boa. Fica a dica http://www.google.com/insights/search/#

    • setembro 20, 2010 às 12:30 pm

      Valeu a dica, Edu! Vou escrever um post falando especificamente do Google Insights. Eh uma boa ferramenta, mas nao sei o quanto se pode confiar nos dados do Google.
      Abs,

  5. Valderes
    setembro 19, 2010 às 12:34 pm

    Antes de tudo, gostaria de lhe parabenizar pelo post.

    Este assunto “rende muito pano para mangas”.
    Havia algum tempo que venho notando diferenças gritantes ao cruzar dados das diversas ferramentas para palavras chave e também entre o Google Adwords e o Google Analytics. A solução que eu adotei foi utilizar uma única ferramenta apenas como referência, apenas para ter uma noção de tendências, comportamentos, etc. sem dar atenção à precisão dos dados.
    Já indaguei sobre isto nos Fórums do Google, da Mestre SEO e vários outros, e ninguém conseguiu me dar uma resposta convincente acerca destas diferenças.
    Não sou adepto da teoria da conspiração, mas neste caso, fico na dúvida.

    Obrigado pelo post, vou dar uma olhada nas ferramentas que indicaste.

  6. setembro 20, 2010 às 12:40 pm

    Ola Vinicius, Alex, Edu e Valderes

    Eu aconselho o uso mais constante do Google Search based, que mostra numeros menos inflados que o Adwords. Outra dica eh explicar ao cliente que esses numeros nao sao absolutos. A melhor forma de ter uma ideia mais certeira de buscas por palavras-chave seria acompanhar o numero de impressoes com uma campanha de PPC.

    Obrigada por deixarem os comentarios de voces, a maioria le e vai embora!🙂

    Abracos,
    Paula

  7. setembro 24, 2010 às 6:11 am

    Teria como colocar as palavras chaves exatas dentro da meta Keywords do meu próprio site?
    exemplo:
    [vinho colônial],[vinhos coloniais],[vinho da serra]…
    Teria?

    • setembro 24, 2010 às 12:48 pm

      Oi Rodrigo,

      Nem se preocupe com meta keywords, faz tempo que o Google nao leva essa meta tag em conta.

      Para falar a verdade, nunca ouvi nenhuma discussao sobre isso e nao sei te reponder com certeza. Na minha opiniao, nao isso nao vai te ajudar (e nem prejudicar) no rankeamento organico. Nao me preocuparia com isso se fosse voce.

      Obrigada pelo comentario!

      Abracos,
      Paula

  8. Valderes
    setembro 25, 2010 às 12:38 am

    Tens razão, Paula. No entanto eu uso meta keywords e meta description, principalmente em projetos onde há dificuldades (políticas) em se trabalhar o conteúdo. E também para reforçar a densidade das palavras chave da página. Obviamente que com o devido cuidado para não incorrer em keyword stuffing.

  1. setembro 17, 2010 às 8:47 pm

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